segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A atlética Jesse Owens

“Só eu sei por que não fico em casa. Sempre contigo, Cásper”

A faculdade deixou de ser apenas um local de estudos, ela vai mais além. Muitos estudantes vestem a sua camisa e aproveitam tudo que a vida universitária pode oferecer. Esse é o papel da atlética, proporcionar diversão, emoção e incentivar o esporte universitário.

A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens, a atlética da Cásper, surgiu em 1993 e é formada por estudantes de todos os cursos da faculdade que se reúnem periodicamente para fazer com que os anos na universidade sejam inesquecíveis.

A atlética promove campeonatos interclasses, como a copa Gerson; amistosos entre faculdades; providenciam treinos e contratam treinadores, sempre incentivando o esporte.

Além dos jogos, são feitas festas anuais, que aliviam as tensões das provas e trabalhos bimestrais, como: as cervejadas; a famosa festa do branco, Marquesa; a Pororoca Louca, em que a fantasia garante a diversão, e a Tequilada, que finaliza o ano letivo.

Segundo o vice-presidente da atlética, José Luiz Fuzioka, “Tudo o que fazemos está voltado para o esporte, ou seja, nossas festas, produtos que vendemos, tudo é para conseguir verba para sustentar o esporte”. Sobre a relação com a faculdade, Fuzioka esclarece: “Sempre que precisamos de algo, eles tentam nos ajudar o máximo possível e vice e versa.”

Estar na atlética não é como um trabalho e, sim, algo a mais, é um sentimento. Podemos entender isso melhor com a seguinte declaração do vice-presidente: “Uma vez eu ouvi do Tácio (ex-presidente) a seguinte frase que é a que melhor se encaixa pra mim: e quando você olhar para a festa com todo mundo feliz e se divertindo, ver que é responsabilidade sua, ver que você pode proporcionar aquilo, você vai se orgulhar e se sentir muito feliz, e, enfim, entender por que você não consegue explicar para aquele amigo da sala, para os pais, o porquê de colocar a Jesse como prioridade em tudo que faz."

Assim, podemos entender a frase do início: A atlética Jesse Owens faz da Cásper Líbero, não apenas uma faculdade, mas um local de convívio social no qual pessoas com interesses diversos e comuns se unem para levar o nome e as cores da faculdade para além do estudo e do espaço acadêmico.

Por Carolina Passoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário