Com certeza você que se mantém atualizado com o que acontece no mundo corporativo deve estar ouvindo muito a respeito do que as organizações vêm fazendo em relação à sustentabilidade, certo?
Descubra nesse post o que é uma empresa sustentável, o que a Vale fez para minimizar os danos que causa ao meio ambiente e qual é o retorno que as organizações têm quando mudam as suas atitudes.
Para Andrew Savitz, autor de “A Empresa Sustentável”, empresa sustentável “é aquela que ajuda a garantir um mundo sustentável, buscando fazer negócios que renovem e protejam o meio ambiente e a sociedade.” Segundo ele, para uma organização se tornar sustentável, ela deve mensurar o impacto de cada atividade na sociedade, nos negócios e tentar ajustá-las de modo a gerar lucro e maior valor para as pessoas.
A Vale, por exemplo, preocupada em minimizar os efeitos das suas atividades, investiu capital e desenvolveu uma tecnologia que atua como uma cerca (chamada Wind Fence) para reduzir a velocidade de ventos e impedir o arraste da poeira de minério e carvão. Com essa tecnologia, conseguiu diminuir consideravelmente os impactos que a poeira causava ao meio ambiente e à comunidade próxima.
Ao adotarem uma atitude mais sustentável, as organizações mostram aos seus stakeholders e a sociedade em geral, que têm consciência dos impactos que as suas atividades causam e que se preocupam em minimizá-los. Não foi à toa que, em 2006, a Organização das Nações Unidas, criou o termo Triple Bottom Line, que mensura os impactos que as organizações causam nos aspectos Econômicos, Ambientais, Sociais e o comprometimento que elas têm com o desenvolvimento sustentável.
Assim, cada vez fica mais evidente a preocupação das organizações com o tema sustentabilidade. Em meio a isso, as ações de sustentabilidade, se juntas com uma boa divulgação interna e externa, trazem retorno positivo à imagem e reputação da empresa em questão, já que os consumidores estão mais exigentes e optam por produtos mais sustentáveis e menos prejudiciais ao ambiente.
Por Lucila Cardenas
Nenhum comentário:
Postar um comentário