quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Videocast e Audiocast, o que são?

Inaugurando a editoria Esquina da Comunicação, falaremos de dois dos instrumentos audiovisuais mais utilizados no meio online, atualmente, os vídeocasts e audiocasts (também podem ser chamados de podcast, termo que faz alusão aos aparelhos sonoros da Apple – Ipod - e à palavra broadcast, transmissão de rádio ou tv). Mas você sabe o que são essas ferramentas e como são utilizadas?

Navegando em alguns sites e levantando referências para poder conhecer melhor esse tema, encontramos um Audiocast bacana falando sobre o assunto, no blog-jornal Bola da Foca, feito por estudantes da Faculdade Cásper Líbero no ano de 2008. Coincidência ou não, aí vai o link para acesso de quem tiver interesse em ouvir um exemplo de audiocast e, ainda, entender melhor sobre esses instrumentos:
http://www.boladafoca.com/2010/01/o-que-e-um-podcast-videocast.html

O Audiocast é uma forma de publicação de arquivos de áudio na mídia digital, geralmente em formato mp3. Considerado uma expressão sonora, dinâmica, que permite troca de conhecimento, principalmente pela facilidade de os usuários estarem conectados pela rede, o audiocast, assim como o videocast, é atualizado via transmissor RSS (link para página que explica o que é RSS).


O Vídeocast, em contrapartida, tem a mesma dinâmica do audiocast, só que se refere à publicação de arquivos de vídeo, em formato mp4. Essa ferramenta foi popularizada após a explosão do YouTube, site de hospedagem de milhões de vídeos que se tornou um poderoso canal de comunicação informal, e tem grande utilidade, pois permite a transmissão e distribuição de informação de maneira rápida e sem custo, apesar de existirem muitas produções de baixa qualidade em todos os lugares.


Conceitos definidos, como podemos utilizar os audiocasts e vídeocasts no ambiente corporativo, ou como estratégia de comunicação? Não perca o próximo post da editoria Esquina da Comunicação.

Por Carina Pila

Nenhum comentário:

Postar um comentário