terça-feira, 16 de outubro de 2012

Homônimas Homógrafas

Dia a dia
 
Todo dia acordo cedo, faço um acordo comigo mesmo: cedo algumas coisas, mas de outras não abro mão!

Saio da cama e digo para mim: Saia! E visto a melhor saia que tiver. Gosto do gosto de me sentir livre e fujo dos cantos das minhas paredes. Canto para espantar meus males e espanto!
Brinco de ser personagem de minha própria história, e depois da maquiagem coloco um brinco e estou pronta para encarar o mundo.

Começo pelo começo, e sei que vou colher o que plantar, é assim que a banda toca. E no fim de uma tarde fria, peço um café: Não esqueça o açúcar e a colher! Sento para observar o rio, e rio de minha saga. Sinto o mesmo arrepio de quando você me toca. Tenho sede de ser feliz, em qualquer idade, e na feliz cidade, repleta de sedes, o trânsito para e eu paro para observar. Levanto e caminho. Sigo meu caminho. Sou uma pessoa só, mas sou plural.            


As palavras homônimas homógrafas são aquelas que apresentam mesma grafia, ou seja, mesma forma de escrita. Podem ser divididas entre homônimas perfeitas ou não-perfeitas; as perfeitas são aquelas que, além de mesma escrita, têm também mesma pronúncia; já as imperfeitas têm entonação diferentes.

Esse fenômeno pode sofrer variações, dependendo da cultura, idioma, daqueles que a pronunciam. No momento da leitura, a compreensão pode se tornar ainda mais difícil principalmente por não ter o tom ideal que há quando a mesma expressão é falada.

Veja alguns exemplos de homônimas homógrafas:

Caminho
Eu caminho pela rua. (verbo)
Sigo meu caminho. (substantivo)

Força
Tenha fé e força para continuar. (substantivo)
Ele força a fechadura da porta todos os dias. (verbo)

Cedo
Ontem cheguei cedo ao trabalho. (advérbio)
Não cedo! Exijo meus direitos. (verbo ceder)


Acordo
Geralmente acordo às 7h. (verbo)
Vamos fazer um acordo? Não fale comigo. (substantivo)


Saia
Quero que você saia! (verbo)
Comprei uma saia nova. (substantivo)


Canto
Quando estou triste, não canto. (substantivo)
Matei a barata no canto da parede. (substantivo)

Por Paloma Curopos

Nenhum comentário:

Postar um comentário