sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O que é sustentabilidade?

Aposto que você tem ouvido muito a palavra sustentabilidade, na empresa que você trabalha, naquele anúncio de Banco, nas capas de revistas, mas afinal, o que é sustentabilidade?
A base do conceito de sustentabilidade é diminuir o uso desnecessário de matéria-prima e repor o que se tira da natureza. Com o uso excessivo e a escassez dos elementos naturais utilizados pelas organizações para suas produções, junto à pressão social, as empresas se viram obrigadas a, cada vez mais, inserir nos princípios institucionais e atitudes cotidianas, ações que minimizem seus respectivos impactos. Contudo, infelizmente significativa parcela da população ainda não incorporou no seu dia a dia práticas mais respeitosas ao meio ambiente.

A consciência de sustentabilidade começa das menores atitudes para as maiores. Pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas não joga lixo no lixo. Um bom início é a prática de coleta seletiva, dividida respectivamente de acordo com os materiais: papel, plástico, vidro, metal e orgânico, com o objetivo de reutilizá-los. Outra sugestão é o uso consciente da energia solar, que diminui o gasto de eletricidade vinda das usinas hidrelétricas, ou até mesmo o uso consciente de água que usamos diariamente na limpeza de objetos domésticos, no banho, ou lavando a calçada.

Sabemos que de nada vale uma empresa criar ações sustentáveis, se a Diretoria ou pessoas importantes para tomadas de decisão não reconhecerem a importância de exercê-las. Para que isso não ocorra, o Itaú, por exemplo, possui Comitê e Políticas de Supervisão de Sustentabilidade, contemplando em todos os seus princípios, decisões e ações organizacionais, a importância dessa consciência inserida na realidade que vivemos. Um exemplo de ação feita por este banco, recentemente, é o de que todas as transferências monetárias ou atitudes que necessitavam de papel impresso foram transferidas para a tecnologia on-line.

Podemos refletir que não somente os princípios e ações institucionais são relevantes para nos guiarem para um caminho menos cruel com a nossa natureza e diretamente, qualidade de vida. Todos nós precisamos perceber a importância de práticas, e valores ambientais e sustentáveis, pois uma organização sozinha não é capaz de fazê-lo, assim como cidadãos desunidos e sozinhos também não.


Por Lucila Cardenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário