Depois de saber o que é sustentabilidade e como ela está presente nas organizações, o case da Cemig, empresa brasileira de energia elétrica, será um bom exemplo de como as organizações estão preocupadas com o meio ambiente.
Com influência internacional, a Cemig, que possui capital aberto e é controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, recebeu, em 2007, a maior multa por danos ambientais já vista desde então, e com isso foi obrigada a construir ações inovadoras e efetivas diretamente com a comunidade local e veículos de comunicação.
Na cidade das Três Marias, no Estado de Minas Gerais, aconteceu a morte de sete toneladas de peixes devido à vazão das usinas hidrelétricas no médio do Rio São Francisco. O acidente causou grande impacto na sociedade local, e o assunto teve repercussão regional e nacional.
Com isso, a organização lançou o programa Peixe Vivo, que visa conservar as espécies de peixes nas bacias hidrográficas impactadas. Oficinas integradas, cursos de educação ambiental, fóruns de discussão, espaços interativos e eventos em parceria também foram iniciativas para crivar um relacionamento com a sociedade.
A comunicação da ação teve a participação dos stakeholders, que mudaram de comportamento e afirmaram corresponsabilidade dos envolvidos nos objetivos propostos. A cobertura da imprensa especializada, local, regional, e nacional promoveu a disseminação dos instrumentos informacionais, como newsletter, impressos locais, mídias sociais, veículos internos, vídeos, spots de rádios, publicações, brindes e folheteria.
Consequentemente, a multa do acidente foi reduzida em 80% e diminuiu consideravelmente o número de peixes mortos nos últimos anos. Atualmente, a Cemig é líder mundial em sustentabilidade de concessionárias de energia e pesquisa de marca e reputação, realizada em 2010. Dez vezes seguidas encontra-se no índice Dow Jones de Sustentabilidade, venceu o Prêmio Brasil de Meio Ambiente na categoria “Melhor trabalho de Fauna e Flora”, e também no prêmio Abap de Sustentabilidade em três categorias: Multiplicador, Marketing e marca sustentável.
Por Beatriz Vianna
Nenhum comentário:
Postar um comentário