sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Greenwashing, você sabe o que é?

Agora que você está cada vez mais por dentro do tema sustentabilidade, já ouviu falar de greenwashing e o que tem a ver com esse tema?

Falar de sustentabilidade nas organizações é muito fácil, no entanto, na maioria dos casos seus discursos não correspondem às suas atitudes.

Tendo em vista que é tendência atual a preocupação com o meio ambiente, a cobrança da população para que as organizações façam algo em prol do desenvolvimento sustentável aumenta diariamente.

Essa necessidade em mostrar uma preocupação ambiental faz com que as empresas, muitas vezes, não alinhem as suas ações aos seus discursos, manipulando informações de alguma maneira, para que sua imagem não seja afetada por algum motivo ruim em relação ao assunto sustentabilidade. Por exemplo, há empresas que forjam dados de poluição, fingem fazer ações de reciclagem que não existem ou que não têm o fim estipulado. Isso é greenwashing.

Você já reparou em produtos que têm muito apelo sustentável nas embalagens e que indicam impacto ambiental quase zero? Pois é leitor, cuidado, isso pode ser um indício de greenwashing!

Quando uma empresa que, após ter desmatado uma floresta ou um terreno de área verde, divulga que plantou 100 árvores, isso quer dizer que ela é sustentável, ou esta é uma maneira de diminuir a atenção do público para um fato pouco aceito? Está aí outro indício dessa prática comum.

Sabendo disso, os consumidores, precisam estar atentos para conseguirem distinguir os momentos em que uma organização está realmente se esforçando para mudar suas atitudes em prol da preservação do planeta e os momentos em que ela, na verdade, está comunicando algo para disfarçar uma atitude irresponsável ambientalmente.


Por Lucila Cardenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário