quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vídeocast e Audiocast dentro e fora das empresas

Você que está acompanhando nosso blog, e já descobriu o que são Vídeocasts e Audiocasts vai adorar este tema: Como podemos utilizá-los no ambiente corporativo?

Não é de hoje que a sociedade está inserida no meio digital, e as novas tecnologias forçam ainda mais essa conexão à rede. Isso também vale para as empresas que buscam estar à frente das novas ferramentas de comunicação, e é assim que surge essa nova demanda de vídeos ou áudios online.
Uma organização pode desfrutar dessa nova tecnologia de várias maneiras. Há empresas que criam canais no YouTube, transformando-os em “TV Corporativa Online”, para arquivar vídeos de treinamentos ou até mesmo workshops, direcionados aos profissionais ou aos clientes. Além disso, os audiocasts também podem ser trabalhados dessa forma, tornando-se mais um aliado no gerenciamento de conteúdos web. Clicando aqui, você pode conferir um audiocast da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), encontrado no seu site institucional.
Saindo da esfera empresarial, no entanto, devemos lembrar que amadores também usam essas ferramentas para se comunicar com a sociedade. Isso porque o grande acesso à internet passou a facilitar essa comunicação, e tornar pessoas desconhecidas celebridades da internet. Essa prática passou a se espalhar, e os mais famosos vídeocasts são feitos por críticos, que expõem suas ideias e argumentos postando seu conteúdo periodicamente, ou quando surge um determinado assunto polêmico.

Muito provavelmente você já ouviu falar em Felipe Neto, um garoto que passou rapidamente do anonimato à fama. Veja dois de seus vídeocasts mais vistos pelo YouTube:

 
 
 
 
Por fim, poderíamos listar diversos exemplos dessas ferramentas, porém eles são tantos que não caberiam neste post. O que realmente importa é deixar claro que os audiocasts e vídeocasts fazem parte dessa nova geração de comunicação, sendo útil para transmitir mensagens para vários públicos.

Por Aline D'Adonay

Nenhum comentário:

Postar um comentário